Forçados como Jesus Cristo a fugir
- 19/07/2021
- By Admin: Cáritas – Desenvolvimento e Ajuda Fraterna
- Comments: 00
Esta formação deu-me uma arma mais forte para realizar o meu trabalho na área de acolhimento às pessoas deslocadas
Assim resumiu a Irmão Felicita Purty, da Paróquia de Monapo-Lunga, o impacto da formação em técnicas de apoio psicossocial, realizada os dias 12 ao 14 de Julho em Carapira.
Da mão da Ir. Aparecida Queirós e da sua equipa, vindos da Dioce
![](https://www.diocesenacala.org/wp-content/uploads/2021/07/IMG_20210714_104125-300x225.jpg)
se de Pemba, 26 membros de 12 paróquias da nossa diocese aprofundaram na cultura maconde e conceitos como crise, escuta ativa, técnicas e intervenções de apoio psicossocial, etc.
Para alguns participantes como Ir. Isabel António, do Instituto Mártir Cipriano de Nacuxa, a formação deu-lhe uma base para avançar. Nas suas palavras,
Antes de vir na formação, no Instituto recebemos um grupo de jovens deslocados. Ao pensar nessa tarefa, senti-me desafiada. O convite para esta formação chegou no momento certo. Agora sinto que tenho alguma base para saber como me aproximar e lidar com o grupo.
Para dar continuidade ao aprendido em Carapira, foi aberta uma janela de financiamento de projectos que serão desenhados e implementados pelas paróquias convidadas.
Esta formação enquadra-se no projecto Apoio Psicossocial aos deslocados da insurgência na província de Cabo Delgado financiado pela ACN International (Aid to the Church in Need.)